Origem do Skate

Não é possível definirmos com clareza e certeza onde e quando exatamente apareceu o Skate, mas podemos dizer que foi no princípio dos anos 60 na Califórnia. Era uma época que reinava o surf, praia e a curtição total sobre uma prancha. Mas como as coisas nunca davam certo, naqueles dias de ondas podres, os surfistas pegaram as rodas de seus patins, e colocaram em “shapes“, para que assim pudessem surfar em terra firme.

Muitos jovens da época adotaram o esporte, que foi chamado de Skate. Surgiam então os primeiros skatistas. Era uma época aonde o “free style” dominava, os skatistas usavam e abusavam deste tipo de manobra.

No ano de 1965 foram comercializaram os primeiros skates fabricados industrialmente e começaram as primeiras competições. Em meados dos anos 70, aconteceu um fato que chocou a maior parte de todos os skatistas, a revista “Skateboarder” – que era uma das mais importantes sobre o assunto, anunciou uma mudança de planos e começou a cobrir assuntos relacionados a competições de Biker’s. Foi quando se deu a queda do skate, muitas pistas fecharam e muitos abandonaram o esporte, ficaram apenas os que realmente gostavam do carrinho. Então esses skatistas que perderam suas pistas, suas revistas etc. se lançaram a andar na rua, usando tudo que achavam no cotidiano como obstáculos, daí surgiu o “street skate”.

Em meados dos anos 70, houve o racionamento de água nos E.U.A. e as pessoas tiveram que esvaziar suas piscinas, foi aí que os skatistas perceberam que essas piscinas vazias poderiam ser ótimas pistas, e surgiu o skate vertical.

Nos anos 80 o skate teve seu auge com a inovação dos skates e a utilização das pistas em “U” – os “half pipes”, o skate retorna às suas origens de muitos adeptos, e com o aparecimento de vários nomes do skateboard mundial: Jay Adams, Steve Caballero, Tony Alva, Tom Sims, Stacy Peralta, entre outros contribuíram e muito para o progresso do skate. Eles descobriram um garoto que com apenas 12 anos, mandava flips muito altos na rampa. Um garoto magro e com um estilo muito técnico que impressionava os mais experientes, ele se chamava Tony Hawk.

A partir daí, o skate não sofreu mais declínios e nos anos 90 surgiram ainda mais adeptos com a popularização do esporte por meio da quantidade de produtos lançados e dos campeonatos incentivando crianças e jovens a praticarem o skate.

Fonte: http://therealsurfer.sites.uol.com.br/skate/historiaskate.html

 Janaina Gorski

Em breve no blog:

História do Skate no Brasil e as maiores Personalidades do Skate! Aguarde!

Anúncios

Sobre Janaina

Tenho 28 anos, sou formada em administração de empresas e atualmente estudo o terceiro ano do curso de Jornalismo. Algumas de minhas paixões são: praticar esportes, viajar e conhecer novas culturas, aprender novos idiomas, ler, escrever e curtir um samba. Tenho uma ligação muito forte com minha família e amigos. Sou uma pessoa movida pelo amor e pela fé.
Esse post foi publicado em História do Skate e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Origem do Skate

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s